SUPLEMENTAÇÃO

Atualmente, com a busca intensa pela alimentação saudável e visando manter a saúde e a forma física, aumentar a força e a massa muscular e melhorar a performance esportiva, as pessoas buscam cada vez mais por recursos que possam facilitar ou otimizar os resultados.

Um meio muito utilizado por praticantes de exercícios físicos são os suplementos alimentares, ou seja, produto destinado a complementar a dieta, composto por vitaminas, minerais, aminoácidos, proteínas, ervas e outros vegetais ou a combinação de qualquer um desses ingredientes para permitir a obtenção do suprimento calórico de uma maneira mais fácil e acessível.

Inclusive no Brasil, o consumo em alta quantidade da proteína do soro do leite (Whey Protein) e creatina já se tornou realidade, sendo esses os suplementos mais utilizados por quem pratica exercícios.

A proteína do soro do leite (Whey Protein) tem como principais componentes biológicos a lactoferrina, betalactoglobulina, alpha-lactalbumina, glicomacropeptídeos e imunoglobulinas; ele também possui grande concentração de proteína de alto valor biológico, ou seja, de mais fácil absorção pelo organismo.

Em virtude disso pode ser usado para uma variedade de finalidades, tais como: aumentar a força e a massa muscular durante treinamento com exercícios de resistência; auxilio terapêutico de algumas doenças como imunossupressão, sarcopenia, obesidade, diabetes mellitus e desnutrição.

Já a creatina age no corpo principalmente na produção de energia para as células musculares, melhorando performance nos treinos; combatendo a fadiga e acelerando a recuperação muscular; colabora para o ganho de massa magra; aumenta força e potência durante o treino; melhora o funcionamento do metabolismo.

Além disso, o uso da creatina pode melhorar a capacidade cognitiva e as funções cerebrais e também diminuir os efeitos do envelhecimento. Ademais para veganos e vegetarianos a suplementação pode ser necessária, devido à baixa quantidade presente no organismo em função das restrições alimentares.

Em relação ao consumo, de acordo com a ANVISA, deve-se ingerir 3 grama ao dia constantemente, visto que, seu efeito não é imediato, mas sim crônico, fora, que não há regras sobre o melhor momento para consumi-la.

É importante salientar, que todo e qualquer tipo de suplemento alimentar deve ser prescrito por um profissional capacitado, a fim de, não haver prejuízos para saúde a longo prazo.

REFERENCIAS

SOUZA, V. D. Benefícios e Riscos do Uso De Suplementos Alimentares e o Papel do Farmacêutico: Uma Revisão Integrativa. Cuité-PB, 2022.

FERREIRA, A. C. D. Suplementos Alimentares: Adequabilidade à Legislação e Efeitos Metabólicos em Ratos. João Pessoa-PB, 2010.

Edna Herrera Nutricionista