O abacate é uma das frutas que mais se destaca por sua qualidade nutricional. Portanto, é rico em gordura insaturada, que atua como coadjuvante na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, pode ser benéfico para melhorar a qualidade do sono. Ele é uma excelente fonte de magnésio, que é um mineral conhecido por ajudar a relaxar os músculos e promover um sono tranquilo. Além disso, o abacate também contém triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o sono.
O abacate é considerado um dos principais frutos tropicais, pois possui as vitaminas lipossolúveis que, em geral, são deficientes nas outras frutas. Além destas, contém proteínas e elevados teores de potássio e ácidos graxos insaturados. Apresenta quantidade variável de óleo na polpa, sendo esta vastamente utilizada nas indústrias farmacêutica e de cosméticos, e na obtenção de óleos comerciais similares ao azeite de oliva. Esse fruto tem sido reconhecido por seus benefícios à saúde, especialmente em função dos compostos presentes na fração lipídica, como ácidos graxos ômega, fitoesterois, tocoferois e esqualeno. Estudos têm demonstrado os benefícios do abacate associado a uma dieta balanceada, principalmente, na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares. A polpa do abacate na forma processada é uma alternativa para aproveitar os frutos, passível de ser utilizada em diversos produtos alimentícios de maior valor agregado. O extrato fluido das folhas do abacateiro é muito utilizado em produtos farmacêuticos, principalmente, pelo caráter diurético de compostos presentes nas folhas da planta. Com o aumento das pesquisas que comprovam as características nutricionais e os benefícios do abacate, a tendência é aumentar a produção e exploração dessa matéria-prima no Brasil, como já acontece em outros países.
No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode reagir de maneira diferente aos alimentos. Se você acha que o abacate pode ajudar , experimente incluí-lo na sua dieta e observe como seu corpo responde.
Referencias:
https://www.scielo.br/j/cr/a/VqMdKHmY4y5zHgtJKjc98nS/abstract/?lang=pt
Ellen Roberta Ventura
Graduanda de Nutrição