Importância do Exercício no Processo de Emagrecimento

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2020), mostrou que mais da metade dos adultos brasileiros apresentam excesso de peso corporal.

Sabe-se que a obesidade é uma doença que ocorre devido múltiplos fatores desde os genéticos até o estilo de vida. Desta forma hoje trouxemos um pouco sobre a importância do exercício físico para o processo de emagrecimento e/ou controle do peso corporal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2020) recomenda para os adultos de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana, enquanto que a recomendação para crianças e adolescentes é de 60 minutos diários.

Essas orientações voltadas para atividade física existem, pois quando o exercício físico é associado à reeducação alimentar e tratamento psicológico e/ou medicamentoso podem favorecer o processo de emagrecimento e a mudança da composição corporal.

Além disso, o exercício atua no organismo potencializando a saúde e emagrecimento da seguinte maneira:

  • Redução de gordura corporal por meio de sua mobilização;
  • Aumento de massa muscular;
  • Aumento do gasto energético;
  • Aumento da taxa metabólica basal;
  • Adequação dos níveis séricos de colesterol; e
  • Adequação dos níveis metabólicos, dentre outros.

Entretanto alguns cuidados devem ser tomados antes de iniciar a prática de exercícios físicos, principalmente se você não pratica nenhum tipo de atividade atualmente. Desta forma procure um médico para realizar seus exames de rotina e verificar sua aptidão física. Também procure um profissional educador físico para planejar um treinamento adequado e específico para você.

Referências:

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Coordenação de Trabalho E Rendimento. Pesquisa nacional de saúde: Atenção primária à saúde e informações antropométricas. Rio de Janeiro (RJ): IBGE, 2020.

NASCIMENTO, F.G. et al. Emagrecimento nos domínios do exercício físico, da alimentação e fisiologia. Rio de Janeiro (RJ): Rev Presença, v. 10, n. 22, 2024.

WHO. Guidelines on Physical Activity and Sedentary Behaviour: at a glance. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2020.

Nutricionista: Luana Cunha Zanetti