Baixa Estatura: como identificar

A baixa estatura é uma condição multifatorial, evidenciada pela velocidade de crescimento (centímetros por ano) abaixo de dois desvios padrões (DP) para a idade e sexo da criança. Essa alteração pode ocorrer devido deficiências nutricionais, endócrinas (hormonais) ou genéticas.

No caso das anormalidades endócrinas pode ser devido a falta dos hormônios da tireoide (T3 e T4) ou do hormônio do crescimento (GH).

O tratamento varia de acordo com sua causa, entretanto o uso de injeções com hormônio do crescimento está indicado em caso de deficiência do GH.Em caso de dúvidas, procure um endocrinologista especializado para uma avaliação clínica, no Hospital São Judas Tadeu contamos com uma equipe especializada para lhe ajudar.

Referências:

ANTONINI, S.R. Alterações de Crescimento. São Paulo (SP): Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Informações sobre Doenças, 2024.

DOMINGOS, D.S.; et al. Documento Científico: Baixa Estatura Idiopática. São Paulo (SP): Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 2022.

Nutricionista: Luana Cunha Zanetti