O LEITE

Nos dias de hoje com a busca aumentada pela alimentação saudável e com o avanço do conhecimento é comum surgirem questionamentos sobre a composição além dos impactos dos alimentos no nosso organismo, principalmente em relação ao leite.

Assim como o ovo, por ser um multivitamínico natural, ser nutritivo e ter a capacidade de gerar uma nova vida (um novo frango), o leite segue esse mesmo raciocínio, ele é uma solução gerada nos mamíferos e serve de alimentação exclusiva na primeira infância, no caso do ser humano por + – 1 ano, ou seja: o leite é um alimento completo.

Não podemos afirmar que o leite irá aumentar as chances de doenças cardíacas, risco de diabetes e a obesidade, pois pela lógica tradicional o fato dele ter cerca de 70% de gordura saturada aponta para essa afirmação, no entanto todos os estudos observacionais correlacionados contêm associações do consumo de laticínios com bons desfechos de saúde.

Outro questionamento é se o leite irá contribuir para o ganho de peso, em outras palavras se o leite engorda. O que faz isso acontecer é a quantidade de carboidrato presente no alimento, nesse caso a lactose, que está presente em 5% e é composta por glicose e galactose sendo que a galactose não tem impacto glicêmico. Um copo de leite de 200 ml terá mais ou menos de 10g a 12g de lactose nas quais 5g a 6g são de glicose, por isso não terá um impacto significativo.

O leite de caixinha é UHT (Ultra Alta Temperatura), e passa por um tratamento térmico para esterilização e é industrializado em caixas herméticas. Não contém conservantes e alguns possui estabilizantes para manter homogêneo a sua composição. Por esse motivo existem comentários de que esse processo desnatura as proteínas do leite, e de fato isso acontece, assim como a acidez do nosso estomago também tem essa função, o que é uma vantagem pois melhora sua absorção e a digestão das proteínas. É verdade que o UHT proporciona a perca de propriedades nutricionais devido as altas temperaturas, no entanto se nossa alimentação não é exclusiva desse alimento podemos facilmente recuperar essa perca sem grandes problemas ao nosso organismo.

Concluímos que o leite mesmo de caixinha contínua sendo leite sim! O que muda é apenas o seu método de conservação.

Fonte: Comida sem filtro.

Kéren-Hapuc, graduanda de nutrição.