Nesse dia 14 de agosto de 2024 foi comemorado o dia do Cardiologista. E trouxemos um dos problemas cardiovasculares mais comuns encontrado na população mundial, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a importância do uso correto dos medicamentos anti-hipertensivos.
A hipertensão arterial sistêmica, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica multifatorial que consiste em níveis pressóricos acima de 140 X 90 mmHg. Sendo ela uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, doença coronariana, infarto, insuficiência cardíaca dentre outras.
A hipertensão arterial é uma doença prevalente no mundo todo, sendo que sua incidência também aumenta com o avanço da idade. Seu diagnóstico é simples e de fácil acesso, além do tratamento medicamento e dietoterápico ser muito eficaz.
Entretanto, ela é uma doença subestimada, pois, muitos portadores não fazem seu controle ou simplesmente ignoram o uso de medicação anti-hipertensiva por alegarem “não sentir nada”, podendo agravar ainda mais o quadro e os risco a saúde, além de desencadear outros problemas, como retenção hídrica.
Desta forma, nós do Hospital São Judas Tadeu somos a favor do tratamento correto e adequado, para isso procure um cardiologista para conhecer quais são suas necessidades e/ou fazer seu diagnóstico, pois, cuidar da sua saúde e bem-estar é nossa prioridade.
Referências:
VASCONCELOS, J.A. Hipertensão arterial: prevalência, tratamento e controle da doença. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 6, n. 3, 2024. p. 293-301.
Nutricionista: Luana Cunha Zanetti